terça-feira, 16 de junho de 2020


SETE TORRES DE VIGIA
(Zetti Nunes)

1ª HOLISMO — É o universo em interação e os seres em conspiração entre si. Conclusão: se nos isolamos não temos acesso ao Grandioso porque a vida é entre ajuda e sem alternativas outras. Por assim dizer, somos o álter ego da existência fora de nós.
2ª ESSA COISA — A experiência interna do sagrado difere de crer. Sabemos e não cremos que existe essa coisa que as palavras não captam e muito menos o racional. A palavra Deus não é Deus. O amor se derrama do entendimento conectado a uma única e mesma unidade. Se me permitem dizer, o único atributo de Deus é ser a própria unidade. Isto não é panteísmo, é vivência. Quando percebemos que todos os seres são UM com Deus, dessa fonte una brota o amor ou a consciência de amar ou no mínimo, respeitar todos os seres debaixo deste único Templo Cósmico. Reprisando e pisando na mesma tecla: da fonte una brota tudo e esse tudo é o amor... É preciso aprofundarmos esse pequeno texto que chamo de ESSA COISA.
3ª PRETOS: UMA CONVERSA SOBRE — Quem vive do passado é museu. Até mesmo uma tragédia como esta do George Floy, não vai mudar a arrogância branca sobre a negritude. Uma simples cor da pele: pode? Se um E.T de super consciência vivesse entre nós não entenderia jamais essas questiúnculas. Grande mérito tem o branco que abriu seus olhos sobre a ótica do preconceito e abriu seu coração, e quando toma as dores dos pretos abre a boca no mundo.
4ª TEOLOGIA DAS ESPÉCIES — Seria bom praticarmos uma espécie de teologia do coração e excluir a adoração porque Deus não precisa disso. Sobretudo não advém de uma espécie de filosofia espiritual. A razão é fria (não entro nessa fria). Filosofia Espiritual é essa teologia tradicional. Volto à palavra “espécie”: teologia do coração é uma espécie de reverência por todas as espécies. É o que me move, minha força e também minha doçura. Neste instante escuto o “curicac” das curicacas. Se hoje eu fosse surdo, ao vê-las voar, ouviria essas aves magníficas da minha infância. Escrevo a partir dessas praxes, ao bel prazer, reverência e loucura de ser todos os seres do meu entorno. Inclusive os seres humanos. Inclusive as curicacas. Doce teologia essa, embora sofra eu as suas consequências. Novamente me socorre e me ocorre a palavra ESPÉCIE: é uma espécie de padecer no paraíso.
5ª ESPINHOS SÃO REMÉDIOS — Conhece você pessoa que me ler, o tal ouriço que solta espinhos? — pois saiba que sou esse tal! Responda você para mim Cecília Meireles: “eu te deixo aroma até nos meus espinhos”. Simbólica é a espinheira santa: suas folhas espinhentas são um santo remédio! Também me valho do “Che”: “é preciso endurecer-se, mas sem jamais perder a ternura”. Aproveito esse comunista para uma ironia. Os mais velhos lembram os “anos de chumbo” enquanto os estudantes falavam em “anus de ferro”, isto é, CDF. Refiro-me aos bolsonaristas radicais: é preciso ter CDF para aguentar que o STF é comunista.
6ª MAIS DUAS IRONIAS (AGORA SOBRE MEDITAÇÃO) — A primeira é de Krishanamurti que me inspirou e me levou à outra: três amigos abandonaram o mundo e foram para o resto de suas vidas meditar no Himalaia dos Monges que se recusam até a falar. Mas após dez anos, um deles não aguentou e falou: acho que hoje vai chover. Mais dez anos e um outro respondeu: hoje não vai chover. Mais dez anos se passaram e os dois foram repreendidos pelo terceiro monge: por favor irmãos parem de tagarelar, vocês estão atrapalhando minha meditação! Aqui no ocidente quem medita é só os que gostam de futebol. Explico: quando o jogo é pela Tv, milhões meditam. É quando vez ou outra morre alguém e o juiz apita para que façam um minuto de silêncio antes do jogo começar.
7ª VIRADA HISTÓRICA — Por último e ainda um pouco de futebol. Por sinal “ainda” é uma palavra linda. Ainda estou na lama, mas daqui há 532 anos é possível que eu seja um Dalai Lama. Impossível? — Não. “Tudo é possível àquele que crê” (Marcos 9:23). É incrível que é possível tornar o impossível possível. Então, é impossível existir o impossível. Para nós amantes da natureza dou um exemplo: no primeiro tempo deste jogo está 9X0 para os exploradores do planeta, da vida, dos animais, da Amazônia e tudo mais. Lembro a você que tem mais os outros 45 minutos do segundo tempo. Vamos virar esse jogo?
todo dia 7 17 e 27 vejam na internete o blablablá famoso do Zetti

Nenhum comentário:

Postar um comentário