quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

Todo dia 7, 17 e 27 vejam na nete o blábláblá do Zetti



AVISTEMOS O PERDER DE VISTA
Zetti Nunes

Trombo com uma manifestação de vida qualquer na estrada e entendo o que é meu próximo.
Amor não é “Cia. LTDA” embora seja companhia. O amor não tem limites e o próximo não tem distância.
Sozinha uma gota não chega no mar, qual seja a vastidão de si mesma.
É uma imagem emblemática que num passe de mágica, somos invadidos pela multidão dos terráqueos.
A evolução da vida, a expansão cósmica e da consciência se assemelha à flor que desabrocha; similar à beleza e o ao amor que são difusos.
A unidade é a fonte, o início, o ponto final, o baile de gala final, a junção das partes.
É a formidável experiência da gota com o mar...
Não sou uma parte, não somos partes, somos 1.
 A pluralidade é um. Um o que? — Um abraço!
E mais: danço com meu lindo par, olho-o eternamente de frente e digo: somos uma só carne. Isto é, a mesma substância que compõe a vida.
Segue o bailado e a música. Sou o baile, a música e o momento.
Entender ultrapassa a palavra. Faz-se necessário voar para além da razão e da espécie, em si mesma ensimesmada. Somos membros de um grupo maior. As pernas são nossos membros inferiores, mas não são inferiores aos braços. O que interessa é a totalidade e não a hierarquia que gera o totalitarismo; num só golpe apreendemos o multi e esvanece no ar o personal; o sonho do inefável uno é como um só coração que não cabe em si mesmo; num “Abre-te Sésamo”, atravesso o portal do tempo; num fleche de luz, vejo que meu ser é “o ser”; que minha substância é ”a substância”; que minha vida não é minha, é uma das manifestações “do misterioso”, o protótipo de algo maior.
Do Planalto Central do Brasil, uma gota se junta a outras e se perdem nas suas inumeráveis irmãs e pela mesma razão de se apoiarem mais dias ou menos dias se chamarão oceano; da Chapada dos Guimarães (GO) e do alto do rochedo, uma gota despenca no vazio porque é atraída para a sua própria imensidão atlântica; do Rio do Nunes (PR) (que também sou!) águas cristalinas, uma gota mergulha no mar do Porto de Antonina (PR), portal da sua definitiva imensidão; de um outro rio o Rio Sagrado (PR), uma gota se expande com outras no mar, seu definitivo sagrado.
Enquanto não entendemos a consubstanciação do existir, não entenderemos a abrangência do amor, ou seja, lá o que for a beleza de tudo amar.
Gota de mim, não mais exista!

Sou o mar que se perde de vista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário